Home Agent é a primeira investida da nova rodada da X8 Investimentos

A startup Home Agent é cliente uma das clientes da WP Capital em nosso braço de CFO as a service, em que apoiamos decisões de precificação, análise de performance e captação de investimentos.

A Home Agent conquistou o primeiro cheque de investimento da gestora X8, focada em Growth Capital, em um cheque de 8 Milhões de reais que possibilitará o crescimento e desenvolvimento da Startup.

Ação foi destaque no texto de Vanessa Adachi, para o portal Reset:

A Home Agent é um contact center que já operava 100% em home office antes de este ser o novo normal pandêmico.

Fabio Boucinhas - CEO Home Agent

Fabio Boucinhas - CEO Home Agent

Criada em 2011 e liderada por Fabio Boucinhas, ex-diretor de mídia digital da Natura, a empresa hoje tem 480 atendentes que trabalham exclusivamente de suas casas, todos na cidade de São Paulo, mas em períodos como Black Friday a empresa chega próximo dos 1000 atendentes simultâneos.

A empresa monta a infraestrutura necessária, com acesso a rede de internet, computador, mouse e fones.

Os atendentes são todos contratados em regime de CLT, com uma jornada de 36 horas semanais e renda média mensal de R$ 1700, variando de acordo com o grau de senioridade.

“Nossa ideia foi reinventar essa indústria, conhecida pela baixa qualificação dos atendentes e por ser um gerador de estresse”

“Por causa do formato, conseguimos acessar pessoas mais qualificadas e ter menor rotatividade”.

Fabio Boucinhas

Além da predominância de mulheres, 60% têm curso superior e a média de idade dos agentes é de 35 anos (dez a mais que a média do setor), o que permite oferecer um atendimento mais qualificado aos clientes. 

A hora do home office

Segundo Boucinhas, a empresa faz uma pesquisa anual para entender o impacto que gera e a de 2020 mostrou que 85% dos colaboradores antes estavam desempregados ou em atividades informais, que cada colaborador economizou 4 horas no trânsito por dia (60 dias no ano) e que 500 mil viagens para deslocamento foram evitadas. Outro efeito gerado, mas não medido, é que a renda obtida é gasta na economia do bairro. 

Antes da pandemia, o modelo de home office dos atendentes sempre travou o crescimento do negócio. Os clientes em potencial ficavam desconfiados da qualidade e constância do trabalho executado por uma equipe totalmente descentralizada e sem uma supervisão física.

Mas quando a economia fechou por causa do novo coronavírus, o que era esquisito automaticamente se converteu em vantagem.

De pouco mais de 100 atendentes no fim de 2019, a empresa multiplicou seu quadro por quatro — e  chegou a superar as 1000 posições na época da Black Friday do ano passado. Novos clientes chegaram e hoje a carteira exibe nomes como Ambev, Centauro, Volvo, Nike, Unilever e C&A.

“O plano era dobrar a receita em 2020, mas crescemos quatro vezes”

A pandemia também abriu uma nova frente de negócios, depois que vários clientes bateram à porta da empresa pedindo consultoria para montar seus próprios home offices. 

A Home Agent já estava dentro da casa da X8 desde o fim de 2019. Numa modalidade chamada de warehousing, o Capria havia feito uma espécie de investimento-ponte na empresa, enquanto o fundo da X8 não estava pronto. Agora o negócio será transferido para o fundo, ao mesmo tempo em que a X8 está liderando a rodada série A que a Home Agent deve concluir em breve.

“Vamos usar o dinheiro para acelerar o nosso crescimento orgânico, tanto nas vendas quanto nas entregas, financiar a criação de novos produtos e fazer aquisições para completar nossas competências”

Para conhecerem mais a Home Agent: https://www.homeagent.com.br/